sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Educação em Belém

Desde ontem, o Hangar sedia o 3º Congresso Internacional sobre Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, contando com a presença de nomes famosos e respeitados como Rubem Alves, Max Haetinger e Sandra Bozza.
Rubem Alves é o nome mais conhecido nessa seara, pelo menos para quem apenas circunda o mundo da educação. É um velhinho arretado que diz o que quer, sendo autor de diversos livros. Foi ele quem abriu o evento, com a palestra "Conversas sobre Educação", cujo foco estava na importância do educador para a construção de um País. "Temos a missão de um jardineiro que cuida da terra para que as flores fiquem belas. O objetivo da educação é o de cuidar desse jardim com muito cuidado para que possamos realizar o sonho divino de homens e mulheres que constroem a educação no País", teria dito, segundo O Liberal de hoje.
O chato disso é que, mesmo lendo mais de um jornal todo dia (com a brevidade que as ocupações diárias me permitem), não estava sabendo do evento, que sem dúvida merece ao menos uma visita atenta.
Sintomático, não? Como se fazer educação sem informação e sem comunicação?

19 comentários:

Anônimo disse...

Educação em Belém
Morreu ontem a professora Helga Schumann , minha tia , que foi diretora do Colégio Suiço Brasileiro , onde parte da elite paraense fez o primário até os anos 60-70.O colégio foi fundado pela minha Tia avó suiça Anita Mueller e era meio que "germânica" demais a linha do colégio.Ainda bem que morava em outras paradas e não tive que fazer o primário lá , ia pegar mal um sobrinho expulso ahahahaha mas a velhinha Helga era boa gente.
Um abraço e desculpe advogar em causa própria.
Tadeu Schumann

Yúdice Andrade disse...

Caro Tadeu Schumann, não há mal nenhum em destacar os méritos da própria família, até porque todos sabemos que o colégio de sua família já desempenhou um importante papel na educação nesta cidade. Se hoje ele não está em destaque, pode ser por conta dessa horrenda massificação vestibulística que transformou toda a educação brasileira numa ante-sala do vestibular. Daí que se destacam as instituições organizadas sob o modelo toyotista-fordista de linha de produção. Ou, como prefiro, o modelo another brick in the wall.
Minhas condolências a sua família. Espero que estejam todos em paz e que o legado de D. Helga prossiga, educando as novas gerações.
Volte sempre.

Anônimo disse...

Obrigado pelas palavras
O colégio acabou ou pelo menos não pertence mais a família e foi-se por conta exatamente do modelo que vc menciona , implantado curiosamente por um ex-aluno o Sr.Jarbas Passarinho , argh.
Abs
Tadeu

Yúdice Andrade disse...

Jarbas Passarinho, é? Nunca soube que esse senhor tenha implantado algo que desse certo. Não foi ele que, outro dia, em entrevista, defendeu os militares nos tempos da ditadura? De fato, ele parece mesmo bastante abalizado para a seara da educação.

Anônimo disse...

Eu estudei no Suiço Brasileiro com a Professora Anita Muller, e com a Professora Helga. Ambas tiveram um papel importante na formação de, hoje, homens com carater e dignidade.
Claro que me orgulho de ter estudado lá.
Celestino Azevedo

Yúdice Andrade disse...

Tenho certeza, Celestino, que as referidas professoras fizeram um trabalho excepcional, formando cidadãos de alto valor. Não é culpa delas se, eventualmente, algum aluno, como o acima mencionado, não aprendeu a lição.

Anônimo disse...

Estudei no Suiço entre o período de 1990 à 1999, quando concluí o 2º grau. Certamente naquela época era uma escola tradicional e conhecida, porém com uma administração muito precária. Essa falta de organização á mim em particular troxe um prejuízo, até hoje não sei com quem está meu certificado de conclusão, e só com ele se faz a matrícula na faculdade. Na escola me diziam sempre: Volte na semana que vem, e "nessas semanas que vem" a escola fechou. Então cadê a tradicional escola, que zelava por uma boa reputação? Na minha opinião uma fraude. Sem contar o dinheiro que meu pai perdeu! Será que a boa escola resolve este meu problema e de vários outros ex-colegas que entraram neste buraco!

Yúdice Andrade disse...

Das 13h06, o que faz qualquer instituição são as pessoas que a compõem. Pelo que se pode deduzir, os gestores da escola, na década de 1990, já não tinham o mesmo zelo com os interesses e necessidades de seus alunos. É uma pena. Mas decerto que pagaram um preço por isso e a escola não existe mais. Quem, em são consciência, numa escola que lidassem tão negligentemente com os documentos de seus alunos e com suas responsabilidades legais?
Lamento pelo seu problema. Espero que se resolva.

Anônimo disse...

Ok que o Suíço Brasileiro tem seus méritos todos nós sabemos. O que muitos não sabem é para onde foi parar os certificados de conclusão do ensino medio dos alunos que la estudaram. Pois to sendo prejudicada na faculdade, correndo o risco de perder meu curso pela falta da documentação. Alguem ai pode me da uma luz?

Admilson Godinho disse...

Eu também estudei lá no Suíço Brasileiro, creio que entre 1956 e 1060. Ainda me recordo bem de ambas as professoras. Quando criança eu ouvi dizer que por ocasião da segunda guerra mundial o colégio foi invadido por militares e a professora Anita enrolou-se à bandeira brasileira. Isso aconteceu de verdade? Admilson Godinho – Rio de Janeiro.

Yúdice Andrade disse...

Admilson, vou tentar um contato com o Tadeu, autor dos primeiros comentários, para ver se ele pode checar em família sobre esse episódio que você mencionou. Tomara que ele possa nos esclarecer, porque seria um acontecimento valioso, sem dúvida.

Anônimo disse...

Estudei lá de 1952 até 1956. Lembro da diretora Anita Muller, especialmente do dia em que ocorreu o suicidio de Getulio Vargas. Reuniu os alunos em uma das salas, comunicou que iriamos para nossas casas, pois havia acontecido um fato muito triste no país. Pediu para aguardarmos, em silêncio, a chegada de quem nos fosse buscar. Nunca esqueci..Grande colégio, na e´poca.

Talita Matthiesen disse...

Eu também estudei no Colégio Suiço Brasileiro ainda no tempo em que a Professora Anita Müller era a Diretora e a Professora Helga Shümann lecionava. Foi minha professora.Talvez,dificilmente um aluno de hoje aguentasse a disciplina do Suiço mas eu amei meu Colégio,essas duas Professoras e a Policarpa também. Lembra dela ? Tão boazinha ! Professora Anita tinha uma sobrinha,Helga Sophia que ao se casar tornou se Helga Sophia Falesi. Ela tentou levar o Colégio adiante mas foi impotente frente as mudanças educacionais. Não tenho o endereço dela,que mora em Belém do Pará. Mas as pessoas prejudicadas por falta de certificados poderiam tentar um contato com ela,que com certeza,"herdou" os arquivos do Suiço.

Admilson Godinho disse...

Lembro-me vagamente de ter estudado anteriormente no outro prédio do Colégio Suiço Brasileiro, que ficava no outro lada da praça, ao lado Cinema Iracema. Acho que ali funcionava o jardim de infância. Haja lembrança, eu era muito criança!
Ah! Como mencionada por Talita recordei-me também da Policarpa e das aulas de canto nos porões do colégio. Nesse exato momento, vejo aqueles momentos como lampejos fotográficos, de 1956 a 1960.

Admilson Godinho

Anônimo disse...

Caro anônimo, espero que você já tenha resolvido seu problema, caso não, vá na Secretaria de Educação (Seduc), você receber seu certificado e histórico no prazo de 10 à 15 dias.


Att,
Uma Ex Aluna do Suico Brasileiro que tem muito orgulho dessa parte de sua história.

Unknown disse...

Estudei lá de 1950 a 1956, conheci as duas , meus sebt.

Unknown disse...

Eu sou Graça Failache Ribeiro
Nasci em Belém
Mas moro no Estado de São Paulo já há muitos anos

Estudei todo o meu primário no colégio Suisso Brasileiro
Primeiro no SUISSINHO onde fiz o jardim depois fui para o Suisso
Eu e mais 4 irmãos tbm estudamos lá
Hoje tenho netos e genro SUISSOS e minha filha nascida aqui em São Paulo q moram próximos ZURICH e falo para eles q minha primeira escola foi colégio Suisso
Lembro da d. Anita da prof Helga e da Policarpa tbm.
Uma das vezes q fui a Belém com meu marido (q é de São Paulo) fui até o Largo de Nazaré mostrar o predio do colégio Suisso
Ainda tinha o prédio
Que bom encontrar pessoas q estudaram la

Unknown disse...

Meus sentimentos. Eu estudei no saudoso Suiço Brasileiro de 1988-1993.

Juçara disse...

Boa noite,

Estudei no Suíço Brasileiro ainda na educação infantil, por volta dos anos de 1997 e 1999, não sei ao certo o ano nem a série, não tenho registros de família que me deem esta informação, mas tenho certeza que não passei muitos anos là.

Gostaria de saber se alguém, hoje em dia, conseguiu contato com a sra. Helga Sophia Falesi, que foi citada em comentários anteriores, ou se conseguiram algum outro contato que tenha disponibilizado o histórico escolar do aluno.

Eu gostaria muito de conseguir essa informação de uma parte da minha vida que é apagada pra mim. Muito obrigada desde jà.