terça-feira, 30 de setembro de 2008

1812


Esta é a postagem de número 1812, que me remete de imediato a uma das minhas composições prediletas, justamente "1812", de Pyotr Ilych Tchaikowsky. A grandiloquente composição sinfônica é a comemoração do músico à vitória dos russos sobre os franceses, na invasão da Rússia naquele ano, quando Napoleão Bonaparte acabou humilhado, após cair no conto da terra arrasada, tática militar que consiste em arrasar cidades inteiras para criar melhores condições no campo de batalha. E, como todos sabemos, naquele ano o grade heroi foi o "General Inverno".
Sempre achei de uma mordacidade incrível ele ter incluído, em sua peça, a mais famosa sequência de La Marseillaise, o hino nacional francês.
A obra é simplesmente maravilhosa e encanta, sobretudo, pelos tiros de canhão e pelos sinos, na parte final da celebérrima abertura, que parece não querer terminar, como se a comemoração fosse interminável.
Quem quiser saber mais sobre "1812", clique aqui. Para saber mais sobre a curiosa vida do músico, aqui. E quem quiser ver a peça executada no YouTube, aqui.

Nenhum comentário: