sexta-feira, 19 de setembro de 2008

30 anos de Christiane F.

Que me lembre, eu tinha menos de 13 anos quando li Christiane F., 13 anos, drogada e prostituída. Li até o fim, suportando o mal estar que me causava acompanhar a trajetória de pessoas que destruíam a si mesmas. Sempre tive dificuldade para suportar pessoas autodestrutivas, mesmo em obras de ficção. O filme Noites felinas (dir. Cyril Collard, 1992), por exemplo, embrulhou o meu estômago. Não estava satisfeito quando terminei de vê-lo.
O livro Christiane F... está completando 30 anos de lançamento. Foi um grande best seller de sua época e rendeu uma versão cinematográfica, com a participação de David Bowie. No momento em que a obra volta a ser comentada, pelo seu aniversário, a protagonista vive um drama pessoal, mais um, na sucessão deles que sua vida é. De volta à dependência química, ela perdeu recentemente a guarda do filho de 12 anos.
Christiane Vera Felscherinow, celebridade underground, mostra que o mundo das drogas, definitivamente, nada tem de bonito e de feliz. Três décadas se passaram, mas as feridas continuam abertas e sangrando. Boa sorte a ela.
Na imagem, o cartaz do filme dirigido por Uli Edel em 1981(*) e a capa de uma das edições brasileiras, justamente a que li.
Clique aqui para ler uma matéria ótima, da Deutsche Welle, sobre nossa personagem.

(*) O título do filme, exatamente igual ao do livro, no original, pode ser traduzido como "Nós, crianças da estação Zoológico". Faz referência ao fato de que os meninos e meninas viciados se prostituíam na estação do metrô às proximidades do zoológico da cidade.

Nenhum comentário: