sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Alguém viu?

Se alguém assistiu ao debate da RBA de ontem, com os prefeitáveis de Belém, poderia fornecer as suas impressões sobre o que foi bom, o que foi mau, o que foi convincente, o que não convenceu de modo algum e momentos pitorescos? Como não adianta ler jornal, prefiro saber através de gente como a gente.

7 comentários:

Anônimo disse...

IMPRESSÕES DO DEBATE DE ONTEM À NOITE:

Valéria: a candidata mais segura e bem articulada.

Mário Cardoso: como sempre, bem apagado.

Dudu: o mesmo "embromation society" de sempre.

Marinor: firme, mas gaguejou um pouco.

Jordy: sensato, coerente. Porém, mais acusou do que falou das próprias propostas.

João Moraes: despreparado.

Priante: um fanfarrão. Defendeu as mesmas idéias absurdas que anuncia no horário eleitoral.

Pelo debate, meu voto é 25. É da Valéria. É pra Belém.

Anônimo disse...

A RBA deveria fazer um debate com os Vices... Seria uma riqueza de debate: Paulo Chaves falando da Belle Epoque... A Marcia recordando Lamarca... Pirão lembrando as ruas que asfaltou no Guamá...Anivaldo Vale reclamando porque não ficou no PSDB...Amaury falando como foi bom o governo do PT...

Yúdice Andrade disse...

Das 13h32:
1. Ressalto que não vi o debate, por isso meus comentários são meras especulações sobre o que tenho visto até aqui.
2. Valéria: por ter sido apresentadora, fica à vontade na frente das câmeras, o que lhe dá vantagem num debate na TV, embora não signifique, necessariamente, ser uma candidata melhor.
3. Mário Cardoso: não duvido.
4. Sedizente: já é um milagre ter ido. Deve ser reflexo do desempenho nas pesquisas. Mas o cara sempre foi tosco; mal sabe falar.
5. Marinor: sempre foi enfática. Até demais. Resta saber quanto ao conteúdo.
6. Jordy: nos anos em que trabalhei na Câmara, vi que é um homem inteligentíssimo, um orador maravilhoso e com uma excelente capacidade de raciocínio. Num debate como esse, aposto que foi muito superior aos demais. Mas ainda não ganhou o meu voto.
7. João Moraes: por que se candidatou?
8. Priante: também não discordo da sua avaliação.
Lamentavelmente, o meu candidato ainda deve ser aquele famoso: o NONONO.

Das 17h21, adorei a proposta. Já estou rindo só de pensar nesse debate surreal.

Rafael Amarante disse...

Prof. Yúdice, receio dizer que muitos dos votos da Valéria serão advindos da falsa idéia de conteúdo e preparo que a intimidade dela com as câmeras transmite. De fato, fazendo uma observação mais crítica das propostas que são apresentadas, poderemos ver que os pontos são sempre os mesmos, como se estivessem orbitando, sem nunca adentrar no que efetivamente interessa. Pela primeira vez na vida, penso em votar numa candidata de esquerda, Marinor, que apesar de ter iniciado o debate um pouco nervosa, não pestanejou em atacar pontos críticos da Administração municipal. Aindassim, traz a mácula de sempre remeter o seu discurso ao Edmilson Rodrigues, o que acaba causando uma embolada só,já que ele foi prefeito pelo PT, mas, o atual candidato do partido anúncia obras órfãs, sem pai, realizadas pelo dito cujo que hoje está no PSOL. Só me resta saber se a mesma bravura que ela apresenta nas cadeiras da Assembléia será transferida para o Palácio Antônio Lemos. Enfim, é uma perspectiva do arranjo!

Anônimo disse...

Caro Yúdice:

Assisti o debate de cabo a rabo.

Valéria começou bem e terminou cansando até santo de pedra. Apesar da sua decantada experiência com a mídia, esqueceu-se que ali, à meia-noite, estavam eleitores que não querem alguém que cuide deles. Querem alguém que respeite a capacidade deles decidirem o que é melhor.

Duciomar foi péssimo do começo ao fim. Mente sem tremer o nariz. Não sei para quem falava àquela hora.

Priante é cínico. Tentou o personagem que nunca será: a seriedade que não tem, a compet~encia para o bem que jamais terá. Lamento apenas ninguém ter lembrado ao eleitor que esse moço é tão velho na política que o primo. E que carrega o mesmo DNA.

Marinor merece respeito. Não convence como prefeita, mas lamento que seu partido tenha decidido que Belém pode perder uma ereadora combativa.

João Moraes surpreendeu. Fala articuladamente sobre sua monocórdica tecla: centros comunitários governarão Belém. E anotemos a evolução: é muito melhor João Moraes como "alternativo" do que Abdon.

Arnaldo Jordy é meu candidato. Por isso a avaliação é permeada pela minha decisão. Arnaldo foi o candidato que levou o debate a sério: competente, conhece o orçamento, os problemas e as possíveis soluções sem mentiras. Cheguei a me emocinar pelo avesso, ou seja, que pena que o povo de Belém não sabe da sua própria dor, nem vai tomr o remédio que poderia curar um poucodas suas feridas.

Quanto à sugestão do anônimo sobre o debate de vices, seria ótimo. A tragédia ou a fortuna pode colocar um deles pra mandar na gente!Amaury Dantas falaria sobre a proposta de governar com transparência e objetivos, que foi sua marca na Secretaria Municipal não como representante do PT, mas do PPS, partido que à época deu sustentação à administração do Edmilson.

Abração.

Yúdice Andrade disse...

Rafael, andei fuxicando pela internet e, pelo que vi, a sensação geral é semelhante à tua: os candidatos repetem as mesmas cantilenas de sempre. Não há novidades nem motivo para ânimo. É uma lástima pensar nisso, mas só nos empolgaremos com essa campanha se formos amigos de algum candidato. Ou se tivermos algum interesse específico.

Bia, querida, sempre bom te ler.
1. Valéria: "cansando até santo de pedra" foi bom demais! Realmente, a crítica (compartilhada pelo Rafael, acima) é muito pertinente. Sobre esse discurso sacal de "cuidar de nós", fiz uma postagem no Flanar.
2. Sedizente: e como poderia ser diferente? É só o que ele sabe fazer. E até isso faz mal.
3. Priante: limito-me a concordar.
4. Marinor: de fato, ela seria reeleita vereadora e, mesmo com seus excessos, é evidente que a cidade precisa dela na Câmara. Como candidata a prefeita, apenas dará visibilidade ao PSol, para vôos futuros.
5. Moraes: eu é que me surpreendo com o que dizes. Mas acredito. Quando ao Abdon, até os santos de pedra seriam melhores prefeitos do que ele.
6. Jordy: endosso todos os elogios que fizeste a ele. Mas tenho minhas razões para permanecer reticente quanto a conceder-lhe meu voto. Nada que comprometa sua honestidade, bem entendido. Estou entre ele, Marinor (um voto de esquerda) e o NONONO.
Obrigado por me ajudar a me informar melhor.

Unknown disse...

Eu acho a candidata Valéria a mais despreparada... ela eh ancorada pela midia (tV Liberal) e nao tem condicoes para ser prefeita.. se a "nariz de tomada" Valéria se eleger eu me mudo de belem!! o Meu voto é para o Jordy o melhor o mais sensato ..