terça-feira, 16 de setembro de 2008

Dar vida à cidade

Chama-se "Cidade Viva" o programa que o governo do Estado deve lançar oficialmente amanhã e que tem por finalidade recuperar o patrimônio histórico, em Belém, Santarém, Santa Isabel, Abaetetuba, Bragança, Óbidos, Cametá, Vigia e Ponta de Pedras. Com a promessa de investir 80 milhões de reais, o governo promete restaurar prédios históricos, notadamente igrejas e fortificações, mas incluindo residências — afinal, muitas famílias moram em edificações que são verdadeiras joias, hoje depauperadas e sob risco de desaparecimento.
Consta que haverá desapropriações — do que puder ser desapropriado, claro — e, após o restauro, a requalificação dos prédios para fins públicos, garantindo a sua posterior conservação.
Sem dúvida, é o maior programa de conservação do patrimônio histórico de que já se ouviu falar por estas bandas. Se sair do papel — é uma lástima sempre fazer o adendo da desconfiança, mas temos motivos sérios para tanto —, Ana Júlia terá dado uma dentro, que fará toda a diferença na avaliação do seu governo.
Aguardemos o lançamento oficial e sua repercussão. É importante conhecer a proposta, porque uma tarefa dessas não pode ser bem realizada sem que a colaboração da sociedade civil, notadamente daquela que se importa com os bens imateriais que pertendem a todos nós.

Acréscimo em 24.11.2011: Hmmmmm... Como direi? O programa não saiu do papel. Para variar.

3 comentários:

Frederico Guerreiro disse...

Será mais um caso de mero marketing político, caro amigo?

Anônimo disse...

Vuda?
Isso tem a ver com Buda?

(piadinha infame hehe)

Yúdice Andrade disse...

Pode ser, meu amigo. Pode até ser. Mas com ou sem marketing, espero que a coisa aconteça.

Infame, mesmo, anônimo. Mas agradeço a advertência. Já corrigi o erro.