terça-feira, 29 de setembro de 2009

A sombra do vento

Aos 11 anos, Daniel acorda assustado certa manhã. Não consegue recordar o rosto de sua mãe, falecida quando ele tinha 4. Para consolá-lo, o pai o leva a um local muito especial, o Cemitério dos Livros Esquecidos, uma imensa biblioteca secreta, onde os livros são protegidos para a posteridade. Ali, Daniel encontra um romance escrito por um certo Julián Carax, que vivera ali mesmo, em Barcelona. Fascinado pela história e pelo próprio escritor, Daniel decide descobrir o que puder sobre ele. Mas à medida em que os anos passam e suas vidas se entrecortam em coincidências, Daniel começa a correr perigo. A começar pelo desconhecido desfigurado que o persegue, ávido por queimar todos os livros de Carax e eliminar sua lembrança do mundo. A história de Carax pode custar a vida de Daniel.
A sombra do vento é o romance mais famoso de Carlos Ruiz Zafón. Vendeu mais de 6,5 milhões de exemplares no mundo, como indica a etiqueta vermelha na capa. Eu o li imediatamente após encerrar O jogo do anjo, encantado com a descoberta de um novo romancista.
A trama é boa e merece ser lida. Contudo, devo dizer que não prende como o anterior (anterior para mim, pois é o título mais recente do autor). Além de ser muito interessante continuar girando em torno dos mesmos personagens (na verdade, apenas dois), o que confere ares de mitologia própria ao trabalho de Zafón, impressiona como este consegue construir personagens tão redondos e ricos. Na metade do livro, já atravessamos anos de intensas trajetórias pessoais.
Penso, todavia, que Zafón melhorou com o tempo. Este A sombra do vento incorre mais perceptivelmente na opção questionável de ser redigido como se fosse um roteiro cinematográfico. Não o livro todo, mas uma das sequencias finais, cheia de ação e lances dramáticos, intensamente visuais. Mas provavelmente não se chegaria a um sucesso desse porte sem concessões à contemporaneidade. Como arrebatar as massas, hoje, com textos lentos e cheios de devaneios psicológicos? Só mesmo amantes da leitura.
Ainda assim, vale a pena.

3 comentários:

Anônimo disse...

Yúdice, queria agradecer pelas dicas de literatura. Estou gostando muito.

Obrigado!
Alexandre

Yúdice Andrade disse...

Logo teremos mais uma indicação aqui, Alexandre. Comecei um livro novo ontem.

Julyanne Alves disse...

comecei a ler esse, mas por vista das provas ainda nao terminei, é totalmente penetrante esse enredo, que nao da nem vontade de parar de ler. Até onde eu li, é sim uma boa trama.