segunda-feira, 29 de abril de 2013

Execução penal na Noruega: um outro mundo

O tema, na verdade, já é conhecido para os estudiosos do assunto. Trata do sistema penitenciário da Noruega, que é extremamente humanizado, o inverso do que encontramos em países sub-desenvolvidos. Até porque não se cuida apenas de investir ou não no sistema, mas sobretudo de ele expressar o sentimento e o pensamento de uma sociedade sobre o modo de combater o crime. E é aí que fervem os ódios.

Os brasileiros veem matérias como esta e sobem nas tamancas, enlouquecidos, furibundos. Li, entre os comentários, o de um sujeito dizendo que não concorda com os noruegueses. Ora, debiloide, quem é você para concordar ou não com os noruegueses?! É a vida deles, o país deles, a sociedade deles, as convicções deles! Quem é você para julgá-los?

Acima de tudo, quem está melhor? Nós ou eles? Em nível de desenvolvimento, de educação, de cidadania, de criminalidade? Estatísticas representam fatos e fatos falam por si.

Eis a matéria: http://www.pragmatismopolitico.com.br/2012/07/noruega-reabilita-maioria-criminosos-presidiarios-mundo.html

Nenhum comentário: