segunda-feira, 7 de abril de 2014

Recredenciamento

As exigências do Ministério da Educação sobre as instituições de ensino superior beiram a insanidade. Constituem uma técnica do tipo te pego na curva para tentar coibir instituições privadas que tratam a educação como comércio, que proliferaram desenfreadamente a partir da década de 1990, com o beneplácito do... Ministério da Educação! Claro que, por trás, havia uma política a cargo do governo federal da época.

O fato é que as instituições carreiristas continuam aí, dando o seu jeito de enfrentar as exigências ministeriais. Enquanto isso, as instituições sérias precisam se esforçar muito para, além de cumprir a sua atividade fim, dar conta do MEC. Felizmente, quando o trabalho é sério de verdade, o reconhecimento aparece.

Com grande alegria, recebi esta mensagem na tarde de hoje:

Caríssimos gestores, professores, alunos e colaboradores.
É com imensa alegria e satisfação que compartilhamos com todos vocês o resultado atribuído pela Comissão de Avaliação do INEP/MEC para o Recredenciamento do CESUPA: conceito 5, que corresponde à nota máxima.

Temos a plena convicção de que essa conquista é fruto do empenho e da dedicação competente de cada um de nós, comprometidos com o projeto educacional do CESUPA, planejando, executando e avaliando ações, procurando superar as adversidades e buscando fazer sempre o melhor.

Recebam, assim, nossa manifestação de pleno reconhecimento pelo trabalho coletivo realizado para o cumprimento desta relevante e decisiva etapa para a evolução de nosso projeto institucional.

Parabéns a todos !

Saudações acadêmicas,
João Paulo do Valle Mendes
Reitor do CESUPA

Para os não familiarizados com a área, as autorizações concedidas pelo MEC não são mais definitivas, e sim subordinadas a prazos. Isso tanto vale para os cursos (que primeiro são autorizados, depois reconhecidos e precisam renovar esse reconhecimento periodicamente) quanto para as instituições em si mesmas. Assim, o CESUPA ascendeu de Centro de Estudos Superiores para Centro Universitário, pelo prazo de 10 anos. Havia a necessidade de mostrar seus méritos a fim de continuar nessa condição.

A comissão do MEC esteve no mês passado no CESUPA e vistoriou tudo. Aí está o resultado: fomos recredenciados como centro universitário, com nota máxima, e podemos seguir nossos planos de futuro. E enquanto isso, podemos dizer à sociedade, e em especial aos nossos alunos e a seus familiares, que trabalhamos duro e com muita responsabilidade para merecer a confiança que nos tem sido depositada.

Já disse muitas vezes antes: tenho orgulho de pertencer a essa instituição. Sem dúvida, o Pará ganha com a sua existência.

Parabéns a todos que fazem o CESUPA diariamente.

Um comentário:

André Filipe Valente disse...

Uma ótima notícia pra todos que fazem ou fizeram parte da história do CESUPA... acredito que grande parte dessa conquista se deve à avaliação institucional que ajuda a mostrar os problemas internos, contribuindo pro crescimento do CESUPA