sábado, 2 de abril de 2016

Lilo Russell

Adoro cachorro e sempre tive predileção por animais com jeitão de vira-lata: cabeça em forma de pera invertida, pelo curto e manchado. Uma raça que atende a esses parâmetros é a Jack Russell Terrier, rara no Brasil.

Como sabemos, as raças de cães hoje existentes são todas resultantes de cruzamentos deliberados, feitos por criadores (o que explica as vulnerabilidades próprias de cada raça). No caso da JRT, a origem da raça remonta ao século XIX, quando o reverendo John Russell, então estudante na Universidade de Oxford, comprou uma cadelinha terrier, que batizou de Trump. Acostumado a criar cavalos e aficcionado por caça a raposas, Russell decidiu desenvolver uma raça muito eficiente para essa empreitada. Começou, então, a acasalar animais de raças diferentes até chegar ao resultado que foi oficialmente reconhecido em 22.1.1990 pelo The Kennel Club da Inglaterra e, em 1991, pela Fédération Cynologique Internationale.

Consta que os criadores após John Russell se preocuparam muito mais com a adequação do animal à caça, com seu temperamento para esse fim, do que com a beleza e conformação. O fato é que cães JRT são extremamente inteligentes e vivazes, resistentes e corajosos, quase incansáveis e bastante teimosos, exigindo que o dono saiba como discipliná-los. Há risco de se tornarem destrutivos, principalmente no caso de se sentirem abandonados, talvez mirando em seus objetos pessoais. Necessitam de espaço, por isso desconsidere essa raça caso more em um apartamento ou uma casa pequena. Permita que o animal corra, pule obstáculos e cave. E não o coloque perto de outros animais (inclusive maiores!), pois o espírito de caçador pode aflorar. Recomenda-se cuidado até com crianças menores. Apaixonado pela família, deve tornar-se protetor, o que é uma faca de dois gumes.

Os cães são pequenos (em média, entre 23 e 30 cm, de 4 a 7 quilos), predominantemente brancos (mínimo de 51%), podendo apresentar manchas na cor preta ou marrom, com alguma mescla. A pelagem varia de curta a média, de macia a dura. A expectativa de vida varia entre 13 e 15 anos.

De tão inteligentes, ativos e encantadores, os JRT se tornaram populares no cinema e na TV. A raça mereceu, por exemplo, ser protagonista do seriado infantil Wishbone (1995-2001), que eu obviamente desconheço. Mas passou no teste de popularidade, como pude constatar nos últimos dias, porque todo mundo conhece Milo, que protagonizou divertidas cenas no filme O Máskara (1994), chegando até a ajudar o dono a vencer no final, transformado em um cachorro-monstro por causa da máscara.

Em 2011, a película O artista fez bastante sucesso, tendo vencido 5 Oscars, inclusive o de melhor filme, no ano seguinte. Boa parte do carisma da produção se deveu a Uggie, que "interpretou" o cachorro Jack. O sucesso levou a animal a participar da cerimônia de premiação, com direito a gravata borboleta e tapete vermelho. Participou ao todo de cinco filmes, sendo que o mais famoso deles lhe rendeu os prêmios Palm Dog Award, do Festival de Cannes (sim, é sério) e a Coleira de Ouro, além de duas outras indicações. Em 25.6.2012, gravou suas patas na Calçada da Fama do Grauman's Chinese Theatre. Sua morte, em 12.8.2015, por eutanásia decorrente de um tumor na próstata, foi amplamente divulgada pela imprensa.

No ano passado, o filme A garota dinamarquesa causou polêmica pelo mundo. A delicada versão cinematográfica da história de Lili Elbe, primeira pessoa a realizar cirurgia de transgenitalização no mundo, foi permeada pelas aparições da cadelinha Pixie, que precisou ser treinada para não lamber a maquiagem no rosto dos atores. Ela apenas está lá, mas tão adorável que percebi minha necessidade de possuir uma criaturinha dessas.

No Brasil, poucos canis se dedicam a essa raça, mas felizmente encontramos o Canil Chantebled, em Marília (SP). Por e-mail e telefone, fui atendido com muita gentileza pela criadora Mônica Voss, que foi extremamente correta conosco e nos permitiu abrir nossos corações para uma nova experiência. Ontem, nossa família aumentou com a chegada da pequenina, adorável e danadíssima Lilo. Já estamos apaixonados.


Vai resistir a essa carinha?

Fontes: http://www.fci.be/en/nomenclature/JACK-RUSSELL-TERRIER-345.html; http://www.therealjackrussell.com/index.php; http://jackrussel.com.br/; http://www.dogtimes.com.br/jackrussel.htm; http://www.bolsademulher.com/pet/quer-um-jack-russel-terrier-veja-essas-6-informacoes-sobre-a-raca-antes-de-comprar-um-filhote

Um comentário:

Caio Nascimento disse...

Temos um de dois anos aqui! Eles são maravilhosos e leais, mas muito elétricos haha. Difícil não se apaixonar!